Cirurgias

Sondagem Lacrimal

Sondagem LacrimalO procedimento de sondagem lacrimal é realizado quando a massagem para desobstrução do canal lacrimal não conquista o resultado desejado. Então é utilizada uma sonda fina de metal através de toda a via lacrimal.

 

No ser humano as lágrimas são liberadas por duas aberturas nos cantos dos olhos. Através da ação de piscar das pálpebras as lágrimas são bombeadas para dentro do duto lacrimal e posteriormente para dentro do nariz. Por esta razão o nariz escorre quando choramos.

 

Em pessoas com a obstrução do canal lacrimal é notado o lacrimejamento persistente, secreção e alguns casos, infecção. Quando a massagem e a sondagem não resolvem o problema é, geralmente, realizada a Entubação das vias lacrimais, que tem como objetivo a inserção da sonda de Crawford, sonda que contém um fio de silicone. Este fio deverá permanecer por cerca de três meses.

 

Mas, se mesmo assim, as vias lacrimais voltarem a se fechar (uma cicatriz pode se formar no local da cirurgia), então é realizada a Dacriocistorrinostomia (DCR), na qual é feito um “novo canal” através da retirada de um fragmento de osso nasal e sutura do saco lacrimal com mucosa nasal. O procedimento tem alta taxa de sucesso (cerca de 85%) e pode ser realizado com corte na lateral da base do nariz ou sem corte, feita com endoscópio por dentro do nariz. Uma sonda de silicone pode ser implantada temporariamente (entre um e três meses) no novo canal para mantê-lo aberto durante o período de cicatrização.

 

Todos os procedimentos cirúrgicos são realizados sob anestesia geral e não necessitam de internação.

Agendamento de Consulta

Agendamento de Consulta

Vídeos

Vídeo1Vídeo1

© 2012 CEMES - Centro Médido Especializado.
Todos os direitos reservados.