Avalia as estruturas internas do globo ocular – como cristalino, cavidade vítrea, retina – e a cavidade orbitária: músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária. O exame baseia-se na emissão de ondas de ultrassom, as quais penetram nos tecidos oculares e geram ecos ao atingirem estruturas intraoculares.
Ultrassonografia B: revela por imagem a anatomia interna e externa do globo ocular, fornecendo características anatômicas e topográficas. É indicada para o diagnóstico de doenças no vítreo e da retina, assim como tumores e problemas na órbita; especialmente quando a observação direta com o mapeamento de retina não for possível. Pacientes com catarata ou problemas corneanos graves, são as principais indicações.
Ultrassonografia A: tem o mesmo efeito e a mesma função da ultrassonografia B, com a diferença de apresentar os ecos / ondas. Seu traçado é semelhante ao de um eletrocardiograma.
Doenças como tumor intraocular, esclerite, tumores orbitários também podem ser avaliados com o ultrassom. O exame é realizado em 10 minutos e não necessita de dilatação da pupila.