A ambliopia pode ser definida como a diminuição da visão em um ou dois olhos, mesmo que o olho não apresente alteração aparente. Alguns especialistas o chamam de "olho preguiçoso". É uma doença comum que afeta cerca de 4% da população.
Isto ocorre durante o desenvolvimento visual da infância; se o cérebro, que através da retina, não recebe uma imagem clara em um ou ambos os olhos, a visão não vai se desenvolver normalmente; como consequência, há uma diminuição da visão; isto é o que chamamos de Ambliopia.
Havendo diferença na qualidade das imagens transmitidas ao cérebro, ele não conseguirá fundir estas imagens diferentes. Assim, o cérebro despreza a imagem distorcida e escolhe a melhor. Dessa forma, o olho que foi desprezado não desenvolve corretamente a visão, pois não é utilizado. A este olho “fraco” damos o nome de amblíope.
Esta alteração da visão pode ser corrigida se tratada durante a infância, geralmente até os 07 anos de idade. Exames deacuidade visual são recomendados antes mesmo dos três anos de idade, pois nem os pais e nem a criança percebe que há ambliopia.
A doença é causada por qualquer condição que afete o desenvolvimento normal dos olhos e tem três principais causas. São elas: estrabismo, catarata, erro refrativo (miopia, astigmatismo e hipermetropia) e qualquer motivo que impeça a passagem natural da luz no olho.
Vamos entender como é o desenvolvimento visual no ser humano:
• Nascimento: o recém-nascido só percebe luz, pois a mácula ainda não está totalmente desenvolvida e o cérebro ainda não sabe interpretar os estímulos visuais que recebe.
• Aos três meses: já consegue fixar , pois a área macular está estruturada. Consegue seguir um objeto com o olhar.
• Aos nove meses: inicia-se a visão de relevo; já consegue ter noção de distância e de formas.
• Com um ano: as crianças já reconhecem objetos e parentes próximos a ela.
• Aos quatro anos: visão quase completa.
• Aos cinco anos: visão igual à do adulto , podendo melhorar até os 7 anos de idade.
Se todas as partes do olho estiverem em perfeita ordem e o cérebro for estimulado com imagens nítidas, desenvolverá a visão normalmente, chegando ao seu pleno desenvolvimento entre os 5 e 7 anos de idade.
Tratamento:
O tratamento para a ambliopia é a oclusão do olho bom, forçando, desta maneira, o olho preguiçoso a enxergar. Em geral, associa-se o uso de óculos (sempre estimulando a criança para fazer o tratamento). O tempo de oclusão varia entre semanas a meses, até que se consiga igualar a visão.
Durante o tratamento a criança deve ser avaliada periodicamente pelo oftalmologista. É importante enfatizarmos que o tratamento da causa não cura a ambliopia, que deve ser tratada separadamente. Mesmo que os olhos sejam alinhados novamente, seja corrigido o grau refrativo com os óculos ou removida catarata, o oftalmologista precisa tratar separadamente a ambliopia. O sucesso do processo de recuperação depende do grau de severidade da ambliopia e da idade em que se inicia o todo o processo.