Nos nossos olhos possuímos uma lente chamada cristalino, é através dela que os raios solares entram em nossos olhos e possibilitam a visão. Quando ocorre a catarata essa lente natural do olho humano se torna opaca, impedindo a entrada de luz à retina, e assim, dificultando a visão. As imagens ficam borradas, opacas.
Além da principal causa da catarata, o envelhecimento, ela também pode ocorrer em crianças, é o que chamamos de catarata congênita. Há casos de pessoas que adquiririam a catarata depois de sofrerem outras doenças, como a diabetes. Porém, o uso prolongado e sem indicação médica de colírios; inflamações intraoculares e traumas na região ocular também podem causar a catarata.
O tratamento é cirúrgico. Durante a cirurgia, realizada através do processo de facoemulsificação, o cristalino que está opaco é substituído por uma lente intraocular dobrável, que pode ter o grau de refração (miopia ou hipermetropia) específico de cada indivíduo. O processo é simples, rápido e indolor; por isso, o paciente retorna para casa no mesmo dia. Uma vez retirada a catarata, ela não volta mais.