Home

Doenças

Mosca Volante

Alguns pacientes se queixam de pequenas manchas no seu campo de visão, elas se movem e por isso receberam o apelido de moscas volantes. Estas manchas são resíduos que flutuam no líquido (gel) existente dentro do olho, o corpo vítreo. Este gel está em contato com a retina.

 

Com o deslocamento do gel vítreo algumas pequenas partículas ou sangue podem se desprender, passando a flutuar no vítreo do paciente. Este é um processo natural de envelhecimento, mas também pode ocorrer em pessoas com miopia; que sofreram algum trauma ou inflamação na parte posterior do olho.

 

O paciente deve se preocupar quando há um grande aumento na incidência das “moscas volantes”; pois isso pode ser um sinal de ruptura ou descolamento de retina.

 

Neste caso o paciente deve procurar o oftalmologista para que um exame detalhade seja realizado. O tratamento poderá ser feito dentro do próprio consultório médico com a utilização de lasers.

 

Além das “moscas volantes”, outro sintoma que também pode ocorrer no caso do gel vítreo tracionar (puxar) demasiadamente a retina – o que é causa de descolamento – é o flash luminoso.  Algumas pessoas dizem perceber uma chuva luminosa na periferia da visão. Este sintoma também pode ser um indicativo de ruptura retiniana.

 

Quando o paciente perceber aumento do número de “moscas” e a ocorrência de flashes luminosos deve, imediatamente, consultar seu médico, para que o tratamento adequado seja feito e assim prevenir o descolamento de retina.

Confira outras Doenças

Ambliopia

Catarata

Conjuntivite

Descolamento de Retina

Edema Macular

Glaucoma

Retinopatia Diabética