Notícias

03.10.2012

Dicas e Conselhos para uso e manuseio de lentes de contato

Antes de tudo lave bem as mãos.

 

Evite utilizar as unhas ao retirar as lentes.

 

Utilize uma proteção no ralo de sua pia, evitando que, se caírem, as lentes não desçam pelo ralo.

 

As lentes precisam ser delicadamente esfregadas e enxaguadas. Sempre utilize os sistemas de limpeza e desinfecção adequados para cada tipo de lente, seguindo cuidadosamente as instruções.

 

Nunca guarde suas lentes em soro fisiológico. Utilize sempre produtos para eliminar os microrganismos e proteínas. Atenção! Use o soro para lavar as lentes antes de colocá-las nos olhos, esse procedimento evita possíveis irritações causadas pelos produtos de limpeza.

 

Em caso de desconforto com as lentes, vermelhidão nos olhos, queda acentuada da visão ou visão embaçada, retire imediatamente suas lentes e consulte seu médico.

 

Se apresentarem sujeira, cílios ou um corpo estranho e não parecerem danificadas, limpe cuidadosamente, enxágue e desinfete as lentes.

 

Sempre coloque suas lentes de contato antes de fazer a maquiagem. Por isso, mantenha produtos como esmalte, "sprays", perfumes e cosméticos em geral, longe delas.

 

 

MANUTENÇÃO

Deixe seu estojo bem guardado e longe de crianças. Mantenha- o limpo e higienizado.

 

Para a limpeza do estojo, utilize apenas água limpa ou o próprio produto conservante da lente. Nunca utilize detergentes ou qualquer outro produto destinado à limpeza doméstica.

 

Sempre respeite o prazo de troca das lentes, mesmo que pareçam novas.

 

Jamais durma com suas lentes de uso diário, nem mesmo as utilize além do período prescrito por seu oftalmologista. Existem pessoas que são fisiologicamente impossibilitadas de dormir com lentes de contato, mesmo com as lentes destinadas para este tipo de uso (prolongado ou descartáveis).

 

Não utilize os colírios quando estiver usando lentes de contato. Utilize apenas lubrificantes específicos.

 

Se a lente cair no chão ou em qualquer outra superfície, pegue-a cuidadosamente (sem arrastar) e não a esfregue antes de enxaguá-la muito bem. Não use saliva ou qualquer outra solução que não seja recomendada para lentes de contato.

 

Não faça uso de lentes se você possuir alguma doença ocular inflamatória ou alergia ocular.

 

O uso inadequado de lentes de contato pode causar alergias, inflamações, infecções e até úlceras oculares.